quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Plano de erradicação do trabalho escravo é lançado pelo Governador em conferência de Direitos Humanos


O combate a todas as formas de trabalho escravo ou degradante e uma estratégia para tirar Mato Grosso da liderança desse tipo de ação são os temas centrais do Plano Estadual de Erradicação de Trabalho Escravo. O plano foi lançado hoje, durante a 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, em Cuiabá.
“Não é um plano de governo, é um esforço da sociedade. Foi discutido com a sociedade com metas e prazos para que a gente possa ter uma redução significativa do trabalho escravo,” disse o governador Blairo Maggi.
A realização da 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que prossegue até sexta-feira (12), obedece ao calendário de etapas nacional do evento. A Conferência Nacional será do dia dia 15 a 18 de dezembro, em Brasília (DF). O tema da 4ª Conferência em Mato Grosso é “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: superando as desigualdades”.
O ouvidor nacional da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Fermino Fecchi, representou o governo federal no evento e destacou os avanços relacionados à garantia dos Direitos Humanos nestes 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A sociedade está se conscientizando gradativamente que Direitos Humanos é direito de todo mundo”, comentou.
Fechhi chamou a atenção para a necessidade de uma ampla participação da sociedade civil no exercício do controle social sobre o Estado, forças policiais, sobre os organismos públicos para que as políticas públicas sejam implementadas.
A etapa estadual reúne, além de autoridades, cerca de 200 delegados escolhidos nas conferências regionais. No último dia serão eleitos 29 delegados para representar Mato Grosso na conferência nacional.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, falou sobre as ações do Estado na busca de garantir os Direitos Humanos e também frisou a busca pela erradicação do trabalho escravo.
Cabe agora a nós, sociedade civil organizada, cobrar a real implementação de ações prática e o cumprimento de metas do plano estadual de erradicação do trabalho escravo.

Nenhum comentário: