segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Atividade preventiva de combate ao Trabalho Escravo da Pastoral do Migrante


No dia 01 de Agosto de 2008, o Centro Pastoral para Migrantes, através do Pe. Leonir Peruzzo e de José Vieira Jr., realizou uma atividade preventiva de combate ao Trabalho Escravo no município de Barra do Bugres e nas cidades e vilarejos entre esta e Cuiabá, como Jangada.
A atividade consistiu em difundir a campanha de iniciativa do Ministério Publico do Trabalho e Ministério Publico Estadual, e de visitas aos alojamentos de trabalhadores rurais onde foram repassados instruções sobre os direitos e deveres trabalhistas, foram ouvidos queixas sobre a remuneração, condições de trabalho que serão averiguadas através da superintendência regional do trabalho.
A campanha foi divulgada com a fixação de cartazes em locais de circulação de pessoas, distribuição dos panfletos da campanha nos principais pontos de aglomeração, e no dialogo com as pessoas que lidam com o publico, como enfermeiros, professores, comerciantes e lideranças comunitárias.
Foi realizado também um contato com o sindicato dos trabalhadores rurais da cidade, onde foi constatado uma inoperância da entidade em relação a defesa dos trabalhadores, o sindicato será acompanhado de perto de agora em diante.
A visita foi feita em um dos maiores alojamentos da cidade, Samuca, que conta com três casas de estadia, as condições de moradia eram as piores possíveis sendo constatado a falta de infra-estrutura, saneamento, higiene, água, locais adequados de preparo e consumo de alimentos, além de superlotação.
Foram colhidas queixas dos trabalhadores rurais, em sua maioria piauiense e alguns maranhenses, como maus tratos nos canavieiros, descontos abusivos nos salários, punições inadequadas, falta de matérias de proteção adequados, cobrança coletiva de atendimento medico individual, mesmo que usado os serviços públicos (ambulância).
Essas questões serão levadas aos órgãos competentes, para que sejam tomadas medidas necessárias.
Estão planejadas atividades similares em outros pólos da região.

Nenhum comentário: