terça-feira, 19 de agosto de 2008

Trabalhadores Escravos da Fazenda Roncador : situação.

Neste Centro de Pastoral para Migrante, ingressaram no dia 30 de maio deste ano, três trabalhadores, que estavam desempenhando suas atividades na fazenda roncador em chapada, dois a cerca de três meses e uma desde de janeiro desse ano, os pagamentos foram efetuados (R$ 21,00 diários), apenas o pagamento do mês de maio que ainda não foi realizado, a denuncia que os trabalhadores rurais vêem realizaram foi acerca das condições de trabalho, a alimentação era inadequada, insuficiente para que fosse realizada os trabalhos, o local que os abrigavam era inadequado, não havia colchão para todos e quando chovia o local ficava inundado, e povoado por insetos.
A água para consumo era direto do córrego, sendo que os inseticidas e os agrotóxicos eram despejados no mesmo, os trabalhadores não disponham de nenhum material de proteção, os trabalhadores doentes não recebem nenhuma assistência medica.
Um dia antes da fuga para Cuiabá os trabalhadores foram vitimas de assedio moral do empregador,com ofensas ameaças sofridas.
Ainda há cerca de 10 trabalhadores na fazenda, realizando atividades para o fazendeiro.
A denuncia foi acolhida pela Superintendência Regional do trabalho, que apurou a situação e devido as dificuldades de negociação o caso foi encaminhado para que o Ministério Público do Trabalho que acionará judicialmente os responsáveis.

FAZENDA: Roncador
MUNICÍPIO: Chapada dos Guimarães
PROPRIETÁRIO: Adrin
DATA DA DENÚNCIA: 30/05/08

Situação do trabalhadores:

Eder dos Santos Santarém - Aguarda nas dependência do Centro de Pastoral para Migrantes, mas está trabalhando durante o dia e estuda a noite.

Harlei Batista dos Santos - Voltou para sua família no interior do estado, mas acompanha o caso.

José Bento da Silva Júnior - Aguarda nas dependência do Centro de Pastoral para Migrantes.

Nenhum comentário: